Física Médica e RadiaçõesSão vários os campos em que a aplicação da Física das Radiações à Medicina é importante sendo contudo nos campos da Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia, em que a interface é mais completa. O Físico Qualificado em Física Médica é o responsável principal pelas radiações ionizantes e não-ionizantes) e a sua utilização em segurança no diagnóstico e na terapia, requerendo o desempenho destas funções um elevado nível de conhecimento e compreensão dos processos físicos que lhes estão subjacentes. A prática hospitalar moderna lida com um conjunto amplo de equipamentos sofisticados necessitando o Físico de uma formação específica para o cabal desempenho das suas funções. Objectivo do curso O objectivo do curso é a formação avançada nas áreas de aplicação da Física à Medicina, contribuindo para a formação do Físico Qualificado em Física Médica de acordo com as recomendações da EFOMP e com as exigências legais do Decreto Lei 180/02. O presente curso de especialização será ministrado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e é dirigido a licenciados candidatos ao título de Físico Qualificado em Física Médica e a outros licenciados em Física ou Engenharia Física com interesse nas áreas da Física Médica e das Radiações. As disciplinas propostas correspondem a um conjunto de temas que cobrem as áreas de formação não-hospitalar do estágio que dá acesso à carreira de Físico Hospitalar. ![]() Destinatários do curso Licenciados em Física, Engenharia
Física,
Física Aplicada, Física Tecnológica e Engenharia
Física
Tecnológica. A comissão coordenadora do curso de especialização poderá excepcionalmente considerar o acesso a candidatos possuidores de licenciaturas em áreas afins que demonstrem possuir uma sólida formação na área da Física. ![]()
Os interessados poderão, mediante a realização de uma tese de mestrado, adquirir o grau de Mestre. O esquema proposto de formação encontra-se em processo de reconhecimento por parte da Federação Europeia de Organizações de Física Médica (EFOMP) e do Ministério da Saúde Informações: Curso realizado em colaboração com:
|