Projecto Clear-PEM


 




O projecto Clear-PEM visa o desenvolvimento e construção de um mamógrafo PET. A elevada taxa de incidência de cancro da mama e a relativa ineficiência dos meios convencionais de detecção (raios X e ultrasons) sugerem a necessidade de melhores técnicas imagiológicas, que permitam uma maior sensibilidade à detecção do cancro da mama.

O cancro de mama é a neoplasia mais frequente na mulher. De acordo com a Sociedade Americana do Cancro, 1 em cada 9 mulheres irão desenvolver uma forma invasiva de cancro da mama durante o decorrer da sua vida.
Os exames baseados em raios-X apresentam limitações na detecção do cancro de mama, especialmente nos casos de mamas densas. De acordo com resultados publicados a sensibilidade apresentada por estes métodos à detecção de cancro de mama é de 80%, podendo ser inferior no caso de mamas densas, e sendo o tamanho do menor tumor identificável de 10 mm. Também o número de falsos positivos é elevado conduzindo a uma taxa de 60 a 85% de casos em que as biopsias não confirmam o resultado radiológico positivo.



O protótipo do Positron Emission Mammograph (PEM) desenvolvido por este projecto pretende usar a tecnologia PET (Positron Emission Tomography) no diagnóstico do cancro de mama. O exame consiste na administração de uma injecção de uma substância marcada com um radionuclido emissor de positrões (normalmente  18F-fluor-desoxi-glicose, FDG)  sendo feita a detecção dos dois fotões emitidos após a aniquilação do positrão com um electrão. Uma vez que existe um aumento do consumo da glicose pelas células cancerígenas, a reconstrução da imagem com base na detecção simultânea dos dois fotões permite visualizar a zona afectada pela lesão.

Com o presente projecto pretende-se conseguir resoluções espaciais da ordem dos 1-2 mm, exames de duração reduzida e uma sensibilidade grandemente melhorada. O protótipo será alvo de testes clínicos em Portugal durante os anos de 2007-2008.