“Que raios?!”: novo módulo do LIP no UC Exploratório
"Desenvolvido pelo LIP, o novo módulo permite observar o rasto de partículas subatómicas através de uma câmara de faíscas e de uma câmara de nevoeiro"
O UC Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra conta com um novo módulo desenvolvido pelo LIP. Chama-se “Que raios?!” e permite visualizar o rasto de partículas subatómicas que, de outra forma, permaneceriam invisíveis.
Instalado no hall de acesso à exposição principal do UC Exploratório, o módulo funciona como um “dois em um”: de um lado, uma câmara de faíscas permite observar partículas associadas aos raios cósmicos; do outro, uma câmara de nevoeiro torna visíveis partículas resultantes de decaimento radioativo.
A câmara de faíscas mostra sinais de partículas produzidas quando os raios cósmicos, vindos do exterior do nosso planeta, interagem com a atmosfera terrestre. Algumas dessas partículas chegam à superfície e atravessam-nos continuamente.
Na câmara de nevoeiro, uma rocha radioativa permite observar a emissão de radiação. À medida que as partículas atravessam o gás supersaturado no interior da câmara, deixam um rasto visível, tornando perceptível o seu percurso.

O módulo foi construído no LIP em Coimbra e integra o espaço expositivo do UC Exploratório, reforçando uma colaboração de longa data entre as duas instituições. O LIP é associado do UC Exploratório desde o primeiro momento, numa relação que se prolonga há cerca de 30 anos.
Créditos fotográficos: UC Exploratório