Gaspar Barreira faleceu a 1 de Junho de 2019. Foi um dos fundadores do LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Era o Delegado de Portugal ao Conselho do CERN e ao Conselho do SESAME.
Antes e depois do 25 de Abril de 1974, o Gaspar empenhou-se como poucos na construção de um país onde o conhecimento, a liberdade e a racionalidade fossem determinantes. Foi um dos fundadores do LIP e a ele dedicou grande parte da sua imensa energia nos últimos 30 anos. Se hoje temos um LIP que não é só de físicos a participar em experiências no CERN, mas antes uma comunidade diversificada mas coerente de físicos, engenheiros, técnicos, administrativos e estudantes, a participar nos desafios da física de partículas, com certeza, mas também nos desafios da instrumentação, computação e tecnologia, profundamente inserida em colaborações internacionais e nacionais, a ele muito se deve. O seu último grande projecto e entusiasmo, a instalação em Portugal de um centro de tratamento e investigação para terapia oncológica com protões, está ainda por cumprir. Nele nos empenharemos. O Gaspar partiu, mas deixa-nos um imenso legado de visão, resistência e resiliência. Gaspar, a semente frutificou e a árvore subsistirá!
No dia 11 de Setembro de 2019, realizou-se no salão nobre da reitoria da Universidade de Lisboa a sessão "Particle physics: from fundamental science to society, a tribute to Gaspar Barreira". Foi dos contributos trazidos a essa sessão, e de outros que pudemos reunir, que partimos para a construção deste site dedicado ao Gaspar. Aqui fica o nosso agradecimento a todos os que o tornaram possível!
Mário Pimenta
(Presidente do LIP)
- ▶ © Regina Frank